Os morangos da estação são perfumados, vermelhos, suculentos e doces; eles são incríveis comidos puros, como torta de morango ou com chantilly. Mas por mais que amemos morangos, não há como negar que eles não são as frutas mais resistentes que existem.
Mesmo se você for muito cuidadoso em mantê-los livres de mofo, na melhor das hipóteses, os morangos vão durar uma semana e, muitas vezes, mudarão o sabor dias antes disso. Se você tem bastante frutas frescas, você está com sorte: você pode congelá-las com certeza.
Comece enxaguando os morangos, secando-as com papel-toalha e removendo seus caules. A próxima etapa é congelar; idealmente, você deve congelá-los rapidamente. Os morangos têm alto teor de água, então eles tendem a ficar encharcados quando você os descongela.
Veja também:
- Como congelar e descongelar o pão caseiro da maneira certa. Ele fica uma delícia!
- Como congelar tofu da maneira certa para deixá-lo crocante nos preparos!
- 3 lindas (e deliciosas) flores que são comestíveis
Para minimizar a formação de cristais de gelo (que são os verdadeiros culpados aqui; eles quebram a estrutura dos frutos, de modo que eles ficam moles quando descongelam) é melhor congelá-los rapidamente. Você pode fazer isso congelando-os em uma única camada, para que fiquem rapidamente expostos ao ar frio do freezer. (Este truque também funciona bem com outras frutas vermelhas.).
Como fazer para congelar morangos
Coloque os morangos distantes um dos outros em uma assadeira forrada de papel-manteiga e coloque a assadeira no freezer. O papel e o espaçamento evitarão que eles grudem na folha e uns nos outros. Depois de mais ou menos duas horas, tire a assadeira do freezer, retire as frutas do papel e transfira-as para um saco próprio para freezer, extraindo o máximo de ar que puder. Em seguida, coloque o saco no congelador por até dois meses (mais do que isso e os frutos podem começar a perder o sabor).
Morangos congelados são ótimos em smoothies e milkshakes, é claro, embora existam muitas outras possibilidades: transformá-los em um cobertura para sorvete, usá-los em sorvetes ou descongelá-los para assar em bolos e tortas.
Veja também:
- Fácil e rápido: aprenda a picar o alho da melhor maneira para cada prato
- Molho de tomate: você sabe quanto tempo dura na geladeira? Veja o que os experts dizem!
- 7 motivos para você deixar o fio dental na cozinha! Você vai se surpreender com tanta utilidade
Crédito imagem destaque: Anastasia Zhenina
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br